Obras do novo traçado da Serra das Araras, na Via Dutra (BR-116), completam um ano com 25% de execução. Apesar disso, a previsão da finalização da subida da serra está prevista para 2028 e a descida somente em 2029.
Caso seja confirmado, serão mais de 30 anos anos pagando pedágio para um trecho de apenas nove quilômetros. A concessionária enviou comunicado de imprensa destacando o que está sendo realizado, que colocamos separadamente no final desta matéria.
Apesar disso, o Estradas.com.br não considera que os usuários da rodovia devam comemorar e sim ficar ainda mais atentos para que os prazos finalmente sejam cumpridos. Até porque ainda deverão esperar até pelo menos 2028 para usufruírem da nova subida e até 2029 para utilizarem a nova descida. É bom pedir ajuda a padroeira do Brasil!
Os usuários, além de pagar pela obra, ainda enfrentam semanalmente os inconvenientes da retenção no trecho. Ao mesmo tempo, carretas as vezes com 30 metros continuam autorizadas a descer na pista atual, que sequer oferece acostamento, aumentando o risco de sinistros(acidentes) e interdição por horas da pista.
“Toda obra exige paciência do motorista mas não podemos esquecer que o pedágio começou a ser cobrado em 01 de agosto de 1996. Portanto, até 2029 serão aproximadamente 33 anos pagando na esperança dessa nova descida, porque era obrigação do contrato assinado em 1995 . A obra nunca foi executada pela concessionária NovaDutra, que foi sucedida pelo RioSP, ambas pertencentes ao grupo CCR.”, relembra Rodolfo Rizzotto, coordenador do SOS Estradas.
É importante recordar que a Dutra foi inaugurada em 1951, ainda com pista simples na maior parte do trecho. Estava totalmente duplicada, inclusive com a nova pista de subida, em 1968. A nova subida foi construída em três anos(1965-1968), ao mesmo tempo que duplicavam mais de 200 km de rodovia.
Portanto, os governos daquele período, sem a tecnologia e equipamentos hoje existentes, conseguiram duplicar centenas de quilômetros em 17 anos, sem cobrar pedágio e ainda construindo a pista nova da subida da Serra das Araras.
Agora, o grupo que administra a rodovia desde 1996, com a receita do pedágio, considera uma grande notícia informar que realizou 25% da obra e que ainda serão mais quatro anos, caso tudo dê certo, para terminá-la. São apenas 9 km. É uma obra complexa mas são nove e não 100 quilômetros.
Informações da concessionária sobre a obra atual
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ATENÇÃO: Texto a seguir é da CCR RioSP
Considerada a ligação rodoviária mais importante do país, a nova Serra das Araras trará mais segurança e fluidez ao tráfego
Em abril de 2024, a CCR RioSP iniciou as obras de melhorias e expansão da Serra das Araras. Considerada uma das principais construções do setor de infraestrutura do país, a obra avançou 25% no primeiro ano de atividade. Este projeto é um marco para a região que convive com um fluxo de cerca de 390 mil veículos mensais, sendo 36% deles veículos de cargas.
Com investimento total de R$ 1,5 bilhão, o novo traçado contemplará oito faixas (quatro para cada sentido) além dos acostamentos, um em cada sentido. Com essa expansão, a velocidade será de 80 km/h, permitindo a redução de 25% do tempo no percurso da subida (sentido São Paulo) e 50% na descida (sentido Rio de Janeiro). Haverá também 24 novos viadutos com extensão de 4.503 m e 2 rampas de escape.
Além da ampliação da capacidade de tráfego de veículos, serão entregues 3 passarelas, as pistas serão 100% iluminadas e conectadas, haverá câmeras inteligentes para detecção automática de incidentes e novos Painéis de Mensagem Variável (PMVs) serão instalados. Serão utilizados 129 mil m³ de concreto e 16,5 milhões de kg de aço, além de 68.830 m² de solo grampeado e 2.730 m² de cortina atirantada.
“Há um ano, começamos um projeto grandioso e importantíssimo para a baixada fluminense. São meses de dedicação e sempre com olhar focado em segurança para trazer também mais conforto aos nossos clientes durante as suas viagens. Fazer uma obra dessa magnitude exige um planejamento grande e dedicação das equipes que estão empenhadas em entregar um novo traçado na Serra das Araras. Cada dia que passa nos aproximamos mais do nosso objetivo, que é criar uma Serra mais moderna e trazer eficiência para o fluxo de veículos” destaca Carla Fornasaro, diretora-presidente da CCR RioSP.
Avanço nas obras
Entre os marcos já realizados neste primeiro ano de obras, está a finalização da concretagem do primeiro viaduto da nova pista de descida (sentido Rio de Janeiro), com extensão de 50,8m e construído por cerca de 75 colaboradores dedicados as atividades. Agora, a concessionária trabalha na terraplanagem do entorno e na pavimentação. A previsão de liberação para o tráfego é para maio deste ano.
Outra ação já realizada pela concessionária é a instalação de 5 das 50 vigas já fabricadas no canteiro de obras alocado em Paracambi (RJ) e a execução de 502 fundações em estacas raízes das 2.200 programadas durante todo o período de obra. Além disso, a concessionária já está atuando em 25 das 34 frentes de trabalho que serão conduzidas durante as atividades e está em andamento 12 fundações nos 24 viadutos que serão implantados na Serra.
Para implantação da nova estrutura da Serra, a concessionária está realizando detonações das rochas na pista de subida (sentido São Paulo). Já foram realizadas aproximadamente 100 atividades de detonação. No total, serão executados 600 mil ³ de desmontes de rochas. Neste primeiro ano, já foram concretizados 160mil m³ cúbicos e todo o material está sendo reutilizado em partes da obra. Durante as detonações, para garantir a segurança de todos, a pista de subida é bloqueada durante 2 horas em 3 dias da semana, entre terça e quinta-feira, sempre das 13h às 15h.
A previsão da concessionária é de entregar a nova pista de subida em 2028. Já a pista de descida deverá ser concluída em 2029.
Fonte: Estradas | Foto: Divulgação
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