A venda de caminhões novos cresceu 18,46% no Brasil em fevereiro de 2021. No mês passado, foram emplacadas 7.719 unidades. Ou seja, 1.203 a mais do que em igual período de 2020. Na comparação com janeiro (7.262), a alta foi de 6.9%.
Os números foram divulgados nesta terça-feira 92) pela Fenabrave. De acordo com a federação que reúne as associações de concessionárias do Brasil, no acumulado do ano os números também são favoráveis.
Assim, a venda de caminhões somou 14.981 unidades em janeiro e fevereiro. Ou seja, houve alta de 9.37% ante as 13.697 unidades emplacadas em igual período de 2020.
Implementos em alta no acumulado
Segundo o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o que vem ditando a venda de caminhões é a capacidade de produção. De acordo com ele, praticamente não há estoques nas concessionárias.
De acordo com ele, o setor de caminhões enfrenta a escassez de peças e insumos. Na prática, isso limita a produção e, portanto, a oferta.
“Ao mesmo tempo, a demanda continua aquecida”, afirma o presidente da Fenabrave. Como resultado, para alguns modelos os pedidos feitos agora só serão entregues em setembro ou outubro.
Implementos em alta no acumulado
Assim como a venda de caminhões novos, a de implementos rodoviários também registrou alta. Em outras palavras, o número de emplacamentos em fevereiro foi de 6.526 unidades.
Ou seja, o avanço foi de 49,77% ante as 4.404 vendas em janeiro de 2020. Ao passo que, na comparação com janeiro de 2021, houve queda de 1,93%. No mês passado, foram emplacadas 6.726 unidades.
De acordo com Assumpção, o setor enfrenta um momento parecido com o de caminhões. Ou seja, a demanda aquecida está e existe boa oferta de crédito. Porém, pode haver falta de produtos para entrega imediata.
Ranking por marca
Segundo a Fenabrave, a Mercedes-Benz lidera a venda de caminhões novos no primeiro bimestre de 2021. A marca alemã tem 36,17% de participação.
Em seguida vem a Volkswagen/MAN, com 27,61% do mercado. Ao passo que a Volvo aparece na terceira posição, com 16,02% do bolo.
Depois vêm a Scania, com 9,33%, Iveco, com 6,18%, e DAF (4,27%). As seis empresas são as maiores do setor no País.
Ranking por segmento
Da mesma forma como em anos anteriores, os pesados que mantêm a liderança na venda de caminhões por segmento. Assim, detêm 47,96% de participação no acumulado de janeiro e fevereiro.
Em seguida vêm os semipesados (28,24%). Assim como os leves (9,81%), os médios (8,75%) e os semileves (5,25%).
Ranking por modelo
Em primeiro lugar, na lista por modelo no acumulado de janeiro e fevereiro, está o Volvo FH 540. Foram emplacadas 1.013 unidades do cavalo-mecânico no primeiro bimestre.
Imediatamente em seguida está o médio Volkswagen Delivery 11.180, com 650 vendas. O DAF XF aparece na terceira posição. Assim, teve 626 unidades vendidas.
Vendas de caminhões – os dez mais (fevereiro)
Os dez caminhões pesados mais vendidos
Os dez caminhões semipesados mais vendidos
Os dez caminhões médios mais vendidos
Os dez caminhões leves mais vendidos
Os dez caminhões semileves mais vendidos
Venda de ônibus continua em queda
De acordo com a Fenabrave, em fevereiro o setor de ônibus emplacou 1.428 unidades no Brasil. Ou seja, houve queda de 22,43% sobre fevereiro de 2020. No mesmo mês do ano passado foram vendidas 1.841 unidades.
Na comparação com janeiro de 2021, no entanto, a alta foi de 7,85%. No mês passado foram emplacados 1.324 ônibus no mercado brasileiro.
Já no primeiro bimestre foram vendidas 2.752 unidades. O número representa queda de 31,18% na comparação com as 3.999 vendas em igual período de 2020.
Fonte: Estadão
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