Informativos ABTLP

Reino Unido vai afrouxar as regras para contratação de caminhoneiros estrangeiros

Publicado pela ABTLP

Nos próximos dias, o Reino Unido deverá anunciar uma série de medidas para reduzir o problema da falta de caminhoneiros. Uma das formas encontradas pelos governantes é a contratação de motoristas de caminhão de outros países, por meio de vistos de trabalho temporário.

A falta de caminhoneiros na região está se tornando um problema tão grave que já causa falta de combustíveis em postos e longas filas para abastecer. As medidas devem ser anunciadas nos próximos dias, como forma de evitar problemas nas entregas de final de ano, período normalmente com um número muito maios de compras.

Inicialmente, deverão ser emitidos cerca de 5 mil vistos de trabalho para motoristas estrangeiros, com validade curta, cerca de 6 meses. Empresas de logística e varejistas já pediam um sistema nesse formato há meses, mas, até agora, o governo havia descartado a ideia.

Entidades ligadas ao transporte no Reino Unido, como a Road Haulage Association (RHA), estimam que são necessários cerca de 100 mil caminhoneiros imediatamente, apenas para atender a atual demanda.

Além de problemas da profissão, que já afastavam possíveis candidatos, o Brexit e a pandemia de Covid-19 também ampliaram o problema, já que interromperam treinamentos e dificultaram a entrada de motoristas de outros países na região.

O governo já alerta os transportadores que qualquer medida anunciada agora será temporária e limitada, e não será mantida futuramente. Ou seja, de todas as formas, a solução vai ter que ser encontrada dentro de casa.

Fábricas de produtos, produtores e petrolíferas dizem que não estão tendo problemas em produzir seus produtos, apenas não conseguem entregar em todo o país, por não ter caminhões suficientes à disposição.

Shell, BP e ExxonMobil anunciaram que precisaram fechar alguns postos, por não ter combustível para vender, o que gerou mais procura por abastecimento, piorando o problema. Grandes redes de postos começaram a limitar a quantidade de litros nos abastecimentos, devido à alta demanda, sem precedentes.

Além do Reino Unido, diversos outros países da Europa e Estados Unidos enfrentam uma grande escassez de caminhoneiros, e, mesmo com a abertura para entrada de motoristas estrangeiros, setores da indústria acham que não será suficiente, principalmente pela dificuldade em conseguir interessados em trabalhar temporariamente na região, já que os vistos não são definitivos.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário