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Radares em SP: governo dobrará fiscalização em estradas estaduais até junho

Publicado pela ABTLP

O estado de São Paulo está prestes a vivenciar uma transformação significativa em suas rodovias estaduais. Até o fim do primeiro semestre de 2025, o número de radares mais que dobrará, passando dos atuais 585 para 1.234 equipamentos.

Essa expansão resulta da instalação de 649 novos radares pelo Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), conforme informações fornecidas ao UOL Carros pelo órgão.

Os novos dispositivos, atualmente em fase final de licitação (Edital nº 145/2023), serão instalados após a assinatura dos contratos com as empresas vencedoras. A previsão é que estejam operacionais ainda no primeiro semestre de 2025.

Além de ampliar a cobertura, os novos radares serão mais modernos e eficientes, com capacidade para fiscalizar a velocidade dos veículos, fazer contagem de tráfego, efetuar leitura automática das placas e transmitir dados em tempo real para a central do DER.

O órgão destacou que esses equipamentos não serão utilizados para medir a velocidade média dos veículos – os chamados radares ‘antimigué’ (Doppler), que impedem que motoristas desacelerem apenas ao passar pelos sensores.

Mudança de postura: de redução para ampliação de radares

A instalação desses novos radares representa uma mudança significativa na política de fiscalização do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Enquanto Ministro da Infraestrutura no governo Bolsonaro, ele liderou uma ampla redução dos radares em rodovias federais.

Em 2018, aproximadamente 8 mil faixas de tráfego eram monitoradas eletronicamente. No ano seguinte, após a revisão determinada por ele, esse número caiu para cerca de 1,9 mil radares. A justificativa era combater a chamada ‘indústria da multa’.

Na época, a medida reduziu a arrecadação com multas de R$ 936 milhões (2018) para aproximadamente R$ 340 milhões em 2020. No entanto, um levantamento da SOS Estradas apontou que, após a retirada dos radares, o número de acidentes aumentou 15% nas rodovias federais já em 2019.

O atual governo de São Paulo tem investido na ampliação e modernização da fiscalização eletrônica. Em 2022, antes de Tarcísio assumir o posto, o estado contava com 518 radares espalhados pelas rodovias paulistas, concedidas ou não.

A mudança parece estar alinhada com uma estratégia mais voltada à segurança viária, como destaca o superintendente do DER, Sergio Codelo: “Não quero radar para arrecadar”, disse, reforçando que os equipamentos estarão em locais visíveis e bem sinalizados.

Ele também ressaltou que todos os radares estarão identificados em aplicativos de trânsito, como o Waze, permitindo que motoristas saibam com antecedência onde estão e reduzam a velocidade. Segundo especialistas, a alta velocidade está diretamente associada à maior letalidade dos acidentes.

Onde estarão os novos radares

Os 649 novos equipamentos serão distribuídos por diversas rodovias estaduais. Algumas das vias que receberão mais radares são:

  • SP-055 (Rodovia Padre Manoel da Nóbrega e Rodovia Rio-Santos) – 40 equipamentos
  • SP-088 (Rodovia Pedro Eroles) – 17 equipamentos
  • SP-098 (Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro, Mogi-Bertioga) – 10 equipamentos

Fonte: Uol  | Imagem: Fernando Donasci/Folha Imagem

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