Com o investimento aproximado de R$ 9 milhões, a intervenção abrange a reabilitação e a substituição dos aparelhos de apoio da estrutura
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) segue avançando com as obras de reabilitação da Ponte Hélio Serejo (Ponte Maurício Joppert) sobre o Rio Paraná, localizada na BR-267/MS, no município de Bataguassu. Com o investimento aproximado de R$ 9 milhões do Governo Federal, a intervenção visa restaurar e reforçar a capacidade estrutural da Obra de Arte Especial (OAE), além de garantir a segurança dos usuários e prolongar a vida útil da estrutura.
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Por meio do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE), atualmente, a intervenção está com 70% das obras já executadas. A reabilitação consiste na realização de reparos gerais em toda a estrutura e, entre as melhorias já realizadas, estão a demolição dos elementos deteriorados, pintura de rejuvenescimento da estrutura inferior, reforço das vigas e construção de consoles (suportes) para a substituição de 352 unidades dos aparelhos de apoio.
A intervenção abrange também a recuperação do pavimento de passeios, guarda-corpos e barreiras metálicas, bem como a pintura de rejuvenescimento de toda superestrutura da ponte. A conclusão da intervenção ocorre após a recuperação completa das meso e superestruturas. A estimativa é que as obras sejam finalizadas no segundo semestre de 2025.
Importância – Com a significativa extensão de 2,5 quilômetros, a OAE é um elo vital entre os principais centros econômicos do país e um corredor estratégico para o transporte de bens e serviços. A manutenção e preservação da estrutura são essenciais para garantir o fluxo contínuo de pessoas e mercadorias entre os estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo, além de conectar as regiões Sul e Sudeste à Rota Biocênica. A conclusão das obras representará não apenas uma melhoria substancial na infraestrutura de transporte, mas também o fortalecimento da conectividade entre os estados e uma contribuição crucial para o desenvolvimento econômico da região.
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PROARTE – O programa é responsável pelo gerenciamento de serviços de manutenção e de reabilitação em OAEs (pontes, túneis, viadutos, passarelas e estruturas de contenção), que integram a malha rodoviária federal em todo o país. Desenvolvido pela Coordenação-Geral de Manutenção e Restauração Rodoviária (CGMRR), o programa prevê intervenções nas OAEs por meio da avaliação dos critérios técnicos estabelecidos no Plano Nacional de Manutenção Rodoviária (PNMR).
Fonte/Imagem: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT
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