Segundo dados publicados pelo Registro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), só em outubro de 2023 o setor de transporte gerou 11.048 postos formais de trabalho. O segmento rodoviário, por exemplo, apresentou o maior saldo de empregos, gerando 8.502 no mês.
O mercado de trabalho, desse modo, se torna cada dia mais competitivo e exigente. Como consequência, o nível de qualificação de cada colaborador vem se tornando cada vez maior nas empresas, seja na área administrativa ou operacional, principalmente, porque as corporações estão cada vez mais se aprimorando em tecnologias. Nesse sentido, o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP) notou um crescimento significativo de pessoas que foram capacitadas pela entidade entre 2022 e 2023.
Regiane Amaral, responsável pela área de treinamentos do SETCESP esclarece que no ano de 2023, 832 pessoas foram capacitadas através dos cursos online e presenciais, EaD e ULT, oferecidos pelo SETCESP. Um crescimento de cerca de 44%, quando comparados com os 586 formados pela entidade em 2022. Além disso, a profissional explica que os três principais cursos procurados estão ligados às áreas de RH, desenvolvimento de liderança e atualização de legislações específicas.
“Para o colaborador se manter sempre atualizado e apto às mudanças, a experiência profissional somente não basta, é necessário sempre buscar capacitações diversas e treinamento”, comentou a responsável pela área de treinamentos. Nessa perspectiva, o SETCESP apresenta diversos cursos online para que os profissionais de todas as regiões do Brasil tenham a oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos aplicados às áreas de administração e operação de uma empresa de transporte”, comenta Regiane.
Por fim, Amaral comenta que na primeira semana de fevereiro, o SETCESP realizará diversos cursos online para ajudar os profissionais do transporte, líderes, gestores e outros profissionais do ramo que se identificarem. “Inteligência Artificial na Logística”, “Gestão da jornada do motorista de acordo com o STF”, “A PNL Aplicada em Vendas no TRC”, “Vale Pedágio Obrigatório: Entenda a Lei e como funciona” são alguns dos cursos que vão acontecer ao longo do próximo mês e que estão disponíveis para inscrição através do site do SETCESP.
Link para cursos oferecidos pela entidade: https://api.setcesp.org.br/cursos
Fonte: Assessoria SETCESP / Foto: Divulgação
Deixe um comentário