Informativos ABTLP

Ibama participa de treinamento em acidentes com produtos perigosos, no DF

Publicado pela ABTLP
Simulação de situação real de acidente com óleo permitiu melhor integração das equipes de resposta a emergências

Brasília (02/05/2024) – Servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) participaram, no dia 24 de abril, de treinamento em acidentes com produtos perigosos, em Brasília/DF. A simulação de acidente, que contou com representantes lotados na Coordenação-Geral de Emergências Ambientais (Cgema), permitiu melhor integração e coordenação das equipes de resposta a emergências. O evento foi promovido pela Comissão Distrital do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (CD-P2R2).

2024-05-02_Ibama_participa_de_treinamento_em_acidentes_com_produtos_perigosos_no_DF-1

Treinamento na sede (Gpram/CBMDF)

O treinamento ocorreu na sede do Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (Gpram/CBMDF), envolvendo uma situação fictícia de vazamento de gás cloro que teria resultado em oito vítimas. Por meio da simulação foi possível verificar e prevenir ações em uma situação real, como o socorro a eventuais vítimas, a logística da operação e o pós-vazamento.O objetivo foi fortalecer a capacidade técnica das instituições envolvidas por meio de treinamentos e simulados que aprimorem as estratégias e procedimentos utilizados, além de testar a eficácia dos planos de contingência, a interoperabilidade das equipes e a efetividade das medidas adotadas em casos de acidentes. A organização do simulado ficou a cargo do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), enquanto a responsabilidade de seu desenvolvimento foi do Gpram/CBMDF, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da empresa privada Ambipar.

Além dos servidores João Coelho e Thamires Borges Veiga, do Ibama, outras 50 pessoas participaram do treinamento, como servidores do CBMDF, da Polícia Civil/DF, da Polícia Militar/DF, do Samu, do Ibram, do Departamento de Trânsito (Detran/DF) e funcionários da Ambipar.

Fonte/Imagem: Ibama

Deixe um comentário