Serão destinados para as duas rodovias cerca de R$ 1 bilhão
A continuidade das obras de duplicação da BR-101/SE, entre Rosário do Catete e Maruim, a licitação da duplicação de 53,1 quilômetros do trecho Sul da BR-101/SE, entre Estância até a divisa com a Bahia, e a elaboração dos projetos de engenharia para duplicar a BR-235/SE, entre Aracaju e Itabaiana, estão garantidas em 2025. A divulgação foi feita na manhã desta quinta-feira (27) em encontro promovido pela Casa Civil com o Governo do Estado de Sergipe e representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Conforme o diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, Fábio Nunes, os empreendimentos somam cerca de R$ 1 bilhão “e são de extrema relevância para os municípios do Norte do Estado e para a Grande Aracaju e estão com recursos garantidos, pois estão contemplados no Novo PAC”. “A importância desta duplicação vai além da relevância logística, ela tem grande função social, visto que em Sergipe essas rodovias têm muitos trechos urbanos, desta forma os projetos contemplam não só a duplicação, mas também a execução de contornos viários, passagens inferiores e passarelas, tornando a população local integrante de todo o processo”, comenta o superintendente substituto do DNIT em Sergipe, Igor Siqueira Macedo.
Empreendimentos – Totalizando um investimento de aproximadamente R$ 318 milhões, a duplicação de um trecho de cerca de 25 quilômetros da BR-101/SE, prevê ainda a implantação de passarelas, passagens inferiores e trabalhos complementares em Obras de Arte Especiais (OAE). O empreendimento garantirá aos usuários uma rodovia mais segura e com melhor trafegabilidade.
Um dos diferenciais da duplicação da BR-101/SE é a implantação de novas pistas em concreto, que dará mais durabilidade ao pavimento. A previsão do DNIT é de que os serviços sejam totalmente concluídos até o início de 2026, podendo ser antecipado para o final de 2025, caso as condições climáticas sejam favoráveis.
O trecho Sul da BR-101/SE, vai receber um investimento de R$ 681 milhões, oriundos do Novo PAC. Com o valor, o DNIT vai atuar na elaboração dos projetos de engenharia e obras de adequação da capacidade de 53,1 quilômetros da rodovia e mais 12 quilômetros em contornos rodoviários. Esta obra está dividida em três lotes. O lote 5.1 com 17,4 quilômetros de extensão (km 151,3 ao km 168,7) terá as propostas abertas em abril; O lote 5.2, com 27 quilômetros (km 168,7 ao km 188,7), incluindo os sete quilômetros do Contorno de Umbaúba tem previsão de publicação do edital no final do primeiro semestre deste ano; o lote 5.3, com 23 quilômetros (km 188,7 ao km 206,7), incluindo cinco quilômetros de Contorno de Cristinápolis, também deve ser licitado no final de junho.
Já no caso da BR-235/SE, os trabalhos estão na etapa de contratação de empresa especializada para a elaboração de estudos e projetos básico e executivo de engenharia, visando a execução das obras de implantação, duplicação, adequação de capacidade, restauração, melhorias de segurança e eliminação de segmentos críticos da BR-235/SE. Nesta fase, serão investidos por meio do Novo PAC cerca de R$ 10 milhões e o desenvolvimento dos projetos devem iniciar em maio.
BR-101 – A BR-101 cruza a Bahia, margeando o litoral, fazendo a conexão com Sergipe e demais estados do Nordeste ao Sul do país, passando pela região Sudeste. A BR-101/SE é fundamental para a atividade turística e o escoamento de produtos alimentícios, carga geral e cana-de-açúcar produzida na região. Além disso, é a rota utilizada para o transporte de minério de ferro oriundo da Bahia com destino ao Porto de Sergipe.
A BR-235 – Com cerca de 2 mil quilômetros de extensão, a BR-235 garante a ligação entre os estados do Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Em Sergipe, a rodovia é fundamental para conectar os portos do Nordeste brasileiro e um importante corredor de escoamento da produção agrícola, industrial e comercial do estado.
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