Área governamental Informativos ABTLP

Adaptações que permanecem para o TRIC

Publicado pela ABTLP

Diante de dúvidas recorrentes sobre prorrogação de prazos bem como implementação de medidas em decorrência da Covid-19, que afetam diretamente o Transporte Rodoviário Internacional de Cargas, a ABTI através deste comunicado disponibiliza a relação de procedimentos que foram ajustados devido a pandemia e que permanecem vigentes até o momento atual. Confira abaixo:

Fronteiras fechadas
Continuam bloqueadas as fronteiras terrestres para ingresso de estrangeiros não residentes nos principais países do Mercosul. No entanto, o TRIC não foi afetado, tendo apenas que cumprir alguns protocolos sanitários.

Prazo da CNH
Conforme Deliberação CONTRAN nº 185, segue prorrogada por tempo indeterminado, a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que tenha vencido a partir de 19 de fevereiro.

Declarações da Argentina
Ainda estão sendo exigidos os seguintes documentos para ingresso dos motoristas no país: Declaração de Saúde do Viajante no Mercosul, Declaração Jurada, Declaração de Migração eletrônica e Declarações Provinciais.

Lembrando que a Declaração de Migração eletrônica, estipulada recentemente, deve ser feita através do site da Dirección Nacional de Migraciones. A ABTI já disponibilizou um passo a passo do procedimento, além de outras orientações fundamentais sobre o documento.

Exigência de teste RT-PCR no Uruguai
Segue a obrigatoriedade de os motoristas realizarem o teste RT-PCR da Covid-19, antes de ingressar no Uruguai. Como já informado, o valor do exame fica inserido no despacho de importação, sendo de responsabilidade do importador.

Porte e uso de Equipamentos de Proteção Individual
Permanece obrigatório que todo motorista porte durante as viagens, máscaras, luvas e álcool em gel. Além de manter a cabine devidamente higienizada.

Reforçando que cumprir as instruções acima de uso dos equipamentos trata-se de um dever de cada motorista, para proteger a si e ao próximo. Inclusive, a Associação disponibilizou em suas redes sociais, diversas dicas sobre o uso correto da máscara e higienização para conter a disseminação do vírus. Para conferir, clique aqui.

Fonte: ABTI

Deixe um comentário