Em reunião nessa segunda-feira (24), a Secretaria da Segurança Pública (SSP/SP), a Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo (FETCESP), o Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo e Região (SETCESP) e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), firmaram um protocolo de intenções para criar mecanismos que auxiliem nas investigações policiais e, consequentemente, no combate ao roubo de carga.
Para o Coronel Paulo Roberto de Souza, assessor de segurança da NTC&Logística, trata-se de um marco importante e que traz grandes expectativas na luta contra o roubo de cargas “Esse convênio deixa três expectativas importantes para todos nós. A primeira delas é a retomada de um levantamento estatístico de qualidade do roubo de cargas, com um detalhamento que auxilie informar ao mercado sem erros, a segunda é a agilidade nos processos, com a evolução da tecnologia, conseguiremos nos comunicar prontamente com a polícia e assim agilizar a ocorrência e, consequentemente, a resposta ao delito. A terceira é o estreitamento da relação com a Secretaria de Segurança, já que, por meio da criação desse grupo de trabalho, teremos uma interlocução em caráter permanente com eles”, afirma.
O protocolo prevê que sejam estabelecidas condições de cooperação entre os órgãos para a futura celebração de convênio para compartilhamento de sistemas de dados e de imagens próprios ou terceirizados de interesse da área de segurança pública. A parceria foi assinada pelo secretário da Segurança, Alexandre de Moraes, os presidentes da FETCESP, Flávio Benatti, e do SETCESP, Manoel Sousa Lima Júnior e representante do IDV.
A Secretaria da Segurança Pública terá no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) um posto especial para o combate ao roubo a carga, que será acompanhado pela FETCESP, SETCESP e IDV.
O presidente da FETCESP, Flávio Benatti, destaca a importância desta parceria. “Esse Protocolo traz a perspectiva de ampliação para novas soluções de resposta aos delitos de carga no Estado, com o aprimoramento de dados estatísticos e utilização de novas tecnologias, como câmaras de monitoramento, para uma resposta policial mais rápida ”.
Roberto Mira, vice-presidente da NTC para Assuntos de Segurança e coordenador nacional do grupo de trabalho de combate ao roubo de carga da NTC, também esteve presente e fala sobre mais esse avanço para o setor. “O protocolo veio consolidar todos os entendimentos e recomendações que fazíamos para esse governo desde muito tempo. É um passo a mais no caminho de um efetivo combate ao roubo de cargas ”, comenta.
O protocolo de intenções não trará gastos à SSP e não haverá repasses de recursos entre os envolvidos. Também participaram do evento o vice-presidente da FETCESP, Carlos Panzan, o coordenador nacional de assuntos ligados ao roubo de cargas, Roberto Mira, representantes das polícias Civil e Militar do policiamento da capital e região metropolitana, e o representante da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, Fábio Barboa.
Durante o evento o secretário Alexandre de Moraes apresentou também os dados de roubos de carga de julho, indicando nova queda nos números. De acordo com Manoel Souza Lima Junior, presidente do SETCESP, embora ainda exista muito trabalho a fazer, as polícias Civil e Militar, e a Secretaria, precisam ser reconhecidos nesse momento. “Temos que parabenizar a Secretaria de Segurança e as polícias (Estado de São Paulo) pelos esforços empreendidos até o momento, que resultaram na redução dos índices de roubo de cargas. Acredito que o protocolo tenha também uma importante função de melhoria para o nosso setor no futuro”, finaliza.
Fonte: NTC&Logística com informações da assessoria de imprensa do FETCESP
Deixe um comentário