Para assegurar o desempenho, é necessário observar com a devida atenção alguns componentes do sistema de freios.
Em algumas regiões do Brasil, o início do ano é marcado por um período de chuvas intensas, que geralmente se estende até o fim do verão, no mês de março. Aliado a isso, durante o período de férias, as pessoas usam muito mais as estradas. Ou seja, geralmente descendo e subindo as serras para ir à praia, fazendo com que o uso dos freios seja mais acentuado.
A Cobreq, com mais de 63 anos de tradição e experiência no desenvolvimento de componentes para o sistema de freio e pertencente ao grupo TMD Friction, destaca a importância da manutenção preventiva e detalhada dos freios. Este cuidado é essencial para garantir a segurança assim como a eficácia do veículo, especialmente sob condições adversas como chuvas e alagamentos.
Inspeção do sistema de freios Para assegurar o desempenho, é necessário observar com a devida atenção alguns componentes do sistema de freios.
- Pastilhas e lonas de Freio: Pastilhas e lonas são compostas por uma mistura de materiais que garantem alta resistência ao calor e ao atrito. O desgaste dessas peças deve ser verificado regularmente e, do mesmo modo, é fundamental respeitar a espessura mínima recomendada pelo fabricante. Não esqueça: uma pastilha ou lona gasta pode comprometer a eficiência da frenagem.
- Discos e tambores de Freio: Os discos e os tambores devem ser inspecionados para detectar sinais de desgaste irregular ou danos, como trincas e contaminações. O uso prolongado em condições severas, como descidas íngremes, pode trazer danos às áreas de contato (pastilhas/discos e/ou lonas/tambores). Dessa forma, tornando-as excessivamente irregulares e reduzindo a capacidade de atrito e, consequentemente, a eficácia da frenagem.
- Fluido de Freio: O fluido de freio deve ser verificado regularmente e substituído conforme as especificações do fabricante, constante no plano de manutenção do Manual de Proprietário do veículo. Este fluido é higroscópico. Ou seja, ele absorve a umidade do ar, levando à redução de sua eficácia e ao aumento do risco de falha do sistema de freios sob altas temperaturas. Durante a condução sob chuva, o impacto técnico sobre o sistema de freios pode ser significativo. Assim, podendo acarretar: aumento nas distâncias de parada, devido à redução e ao atrito entre os pneus e o solo e, pior, a ocorrência de aquaplanagem, que acontece quando uma camada maior de água se forma entre os pneus e a estrada, causando total perda de aderência ao solo. Por isso, é fundamental a verificação regular da condição dos freios e pneus.
Lembre-se: manutenção preventiva é sempre o melhor caminho!
Para garantir a longevidade e a eficácia do sistema de freios, a manutenção preventiva deve incluir:
Verificação de Componentes Auxiliares: Inspecione componentes como pinças e cilindros mestres para vazamentos ou danos que possam afetar a pressão hidráulica no sistema. Calibragem dos Pneus: Pneus com a pressão correta garantem um contato adequado com o solo, melhorando a eficácia do sistema de freios. Análise de Vibrações e Ruídos: Fique sempre atento para identificar vibrações bem como ruídos que possam indicar problemas, como discos “empenados” ou pastilhas gastas.
“A manutenção detalhada e completa do sistema de freios e pneus é essencial para garantir a segurança e a eficiência do veículo. A Cobreq recomenda que todos os componentes sejam verificados e mantidos regularmente por profissionais qualificados para assegurar que o sistema de freios funcione de maneira ideal, especialmente em dias de chuva. Com estas práticas, os motoristas podem ter confiança na segurança de seus veículos durante suas viagens”, explica Raulincom Silva, Coordenador da Assistência Técnica da TMD Friction/Cobreq.
Fonte: Portal do Transito | Imagem: AndrewLozovyi para Depositphotos
Deixe um comentário